terça-feira, 4 de outubro de 2016

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitissem as classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica” Paulo Freire

Sejam bem-vindos ao meu Portfólio!
Temos novidades de montão!


Estreando em 16 de agosto de 2016.

Começamos neste dia nossa maratona. A programação para o semestre estava recheada de desafios e descobertas, sobretudo empolgante. A nossa orientadora de Estágio prof. Gina Imbroisi preparou o que de melhor se tem em aportes teóricos para a disciplina de Estágio I de Observação. Estávamos ansiosos, além de tudo curiosos para dar os primeiros passos nessa jornada e demos.

Estágio I de Observação - Turma do 6º semestre 2016.2

Foi dada a largada! Começamos com os pontos cruciais da disciplina:

• A apresentação da ementa/cronograma da disciplina;
• Lista completa com dados para a apólice de seguro;
• Providenciar TCE (Termo de compromisso de estágio);
• Carta de apresentação para instituição cedente; e outros documentos, com carimbo e assinatura da Coordenadora Letras.


Dando-nos um modelo de organização o nosso cronograma foi organizado em etapas. Podemos relembrar: 


Miniaula ( em trios, com planos, atividades, avaliação escrita)
Estágio - Etapa I : Conhecimento da realidade escolar: ambientação (biblioteca, laboratório, salas...) 
Estágio - Etapa II Coordenação: leitura crítica dos documentos (PPP – Plano Político Pedagógico, Plano de Unidade, Plano de Curso, Plano de Aula, Projetos Institucionais -Inter, trans, multi...)  

Estágio – Etapa III: Sala de Aula: Definição de sala, turma, série, junto à coordenação/ Observação da aula propriamente dita. (Estágio de Investigação)  

Estágio – Etapa IV Entrevista: professor regente/ alunado (impressões acerca das aulas) e demais pessoas da comunidade escolar.

Seminário Temático:

• Orientações curriculares p Ensino Médio - LEM (OCEM, PCNEMs, PCNEM+). 
• Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – LEM.
• Competências e habilidades no ensino de LEM.
 Currículo e Avaliação em LEM. 
• Leitura em LEM (estratégias e estudo de gêneros).
• Seminário de estágio (impressões acerca do período de observação, levantamento de todos os grupos).



 Para adentrar no aporte teórico  tivemos início com a exibição de três vídeo de teor reflexivo:

Iniciamos com um vídeo do Pateta intitulado: 

Vídeo 01: "Professor também é gente"


O vídeo retrata o cotidiano de uma turminha agitada e o perfil do professor que prever alguns comportamentos dos alunos mais agitados, tenta ter o perfil padrão, mas ainda atrapalhado não tem o controle da turma.

Qual a postura ideal que um professor 
deve assumir em sala de aula?

O professor precisa realmente prever situações para evitar possíveis constrangimentos e até mesmo acidentes em sala de aula



Um vídeo muito engraçado, porém despertador para  a seguinte reflexão: 

Será que eu estou dando exemplo como educador



Diante da situação de ensino do nosso país, de problemas comportamentais dentro e fora da  aula cabe a esse profissional ser exemplo.



A sala de aula para alunos aprenderem, não precisa estar em silêncio, parada e sim pode aprender com alunos em movimentos, fazendo pergunta e tudo mais desde que aja respeitos entre aluno e professor e domínio da turma!

A reflexão que o vídeo quer despertar é de um professor que é inteligente, competente e apto para prever intercorrências tanto na em sala de aula quanto fora da sala, isso mostra o compromisso social do educador. No entanto, em diversos momentos, parece que os alunos é quem ditam as regras. 

A monotonia da aula deixa os alunos dispersos e a linguagem utilizada pelo professor Pateta não estava adequada com o nível dos alunos. Quando ele menos espera é atropelado pela sirene escola e os alunos correm para o intervalo.

Ter consciência da nossa posição na escola, a capacidade do nosso alcance e tudo que envolve a escola e a vida dos estudantes ajuda a criar um horizonte para nossa atuação, nos ajuda a entender que nem tudo depende só do nosso trabalho é claro, trata-se de uma equipe pedagógica.


Vídeo 02: "O substituto"



 Sinopse: Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas, quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes. 

Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.

 O filme realmente nos faz refletir sobre a vida social do professor dentro e fora do ambiente escolar. É uma obra que deve ser assistida e divulgada para o máximo de pessoas. Talvez assim a classe docente consiga mais apoio da sociedade e posso exercer seu trabalho com dignidade e reconhecimento público. 

Ser professor em qualquer parte do mundo transcende a sala de aula.







A cena que nossa orientadora, destacou para nós mostra um professor que faleceu, e por isso a escola contratou um professor substituto. 


Antes de começar suas aulas, o professor substituto ouviu uma fita com o áudio do falecido professor, que mostrava sua visão sobre o ambiente escolar. 

Em sua visão, este cenário era de caos total e ocasionado pela falta de acompanhamento dos pais e na falta de interesse dos coordenadores e professores. 


Dando a largada em  ao aporte teórico:


Vídeo 03: "Palestra do Professor Dr. Mario Sergio Cortella"




Mário Sergio Cortella é filósofo e doutor em Educação pela PUC-SP, é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, na qual está desde 1977. É membro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação. É autor de diversos livros, entre eles Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus); Não Nascemos Prontos!; e Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto.


"uma virtude
a primeira grande virtude de um professor
para uma universidade
é que ele tenha
o que eu estou chamando "insatisfação positiva"
ou seja
que ele ou ela
não se contente
e saber apenas o que já sabe
e ensinar apenas no modo
como já ensina
em formar
na maneira como forma"
Mario Cortella






  • Qual é a postura ideal do professor?
  • Ser um bom professor!
"em cada escola, você e eu
professor e professora
temos de saber
fazer uma separação
do que veio do passado
o que é que é tradição
e que nós vamos levar adiante
e o que é que é arcaico
que nós vamos deixar no passado."

As reflexões realizadas ao longo dessas palestras são temáticas fundamentais para adentrar às propostas da nossa disciplina do Estagio I em Observação. 

Cortella enfatiza à respeito da postura do professor e sobretudo dos valores que este profissional precisa ter para adquirir o sucesso em sua carreira, como simplicidade e humildade acima de tudo.


"Velho é aquele que acha que já conhece de tudo e assim, acha que não tem mais nada a aprender."

O professor tem que se reinventar constantemente, para não ficar ultrapassado. Aprendemos que o professor deve estar sempre se atualizando. resignificando e buscando acompanhar a fluidez da modernidade, a professora Gina indicou a leitura de Zigmund Bauman e seu livro Modernidade líquida, para melhor pontuarmos os aspectos dessa geração veloz.


Toliceé fazer as coisas sempre do mesmo modoe aguardar resultados diferentes.Nós precisamos afastarcomo professores e professorasdo nosso dia-a-diaa possibilidade de sermos velhostolosnós precisamos ser sábios-idosospor issopra que você e eusejamos um idoso-sábio e não um velho-toloé preciso que a gente tenha uma virtude
Cortella apud Einstein







4 comentários:

  1. Querida Arilma, muito interessante suas reflexões, simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho amigo! O seu está maravilhoso... Inspirar!

    ResponderExcluir
  3. Seu blogger tem muito que me ensinar, portanto DON´T STOP.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir