Sejam bem-vindos ao meu Portfólio!
Temos novidades de montão!
Estreando em 16 de agosto de 2016.
Começamos neste dia nossa maratona. A programação para o semestre estava
recheada de desafios e descobertas, sobretudo empolgante. A nossa orientadora
de Estágio prof. Gina Imbroisi preparou o que de melhor se tem em aportes
teóricos para a disciplina de Estágio I de Observação. Estávamos ansiosos, além
de tudo curiosos para dar os primeiros passos nessa jornada e demos.
Foi dada a largada! Começamos com os pontos cruciais da disciplina:
• A apresentação da ementa/cronograma da disciplina;
• Lista completa com dados para a apólice de seguro;
• Providenciar TCE (Termo de compromisso de estágio);
• Carta de apresentação para instituição cedente; e outros documentos,
com carimbo e assinatura da Coordenadora Letras.
Dando-nos um modelo de organização o nosso cronograma foi organizado em etapas. Podemos relembrar:
Miniaula ( em trios, com planos, atividades, avaliação escrita)
Estágio - Etapa I : Conhecimento da realidade escolar:
ambientação (biblioteca, laboratório, salas...)
Estágio - Etapa II Coordenação: leitura crítica dos documentos (PPP –
Plano Político Pedagógico, Plano de Unidade, Plano de Curso, Plano de Aula,
Projetos Institucionais -Inter, trans, multi...)
Estágio – Etapa III: Sala de Aula: Definição de sala, turma,
série, junto à coordenação/ Observação da aula propriamente dita. (Estágio de
Investigação)
Estágio – Etapa IV Entrevista: professor regente/
alunado (impressões acerca das aulas) e demais pessoas da comunidade escolar.
Seminário Temático:
• Orientações curriculares p Ensino Médio - LEM (OCEM, PCNEMs,
PCNEM+).
• Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – LEM.
• Competências e habilidades no ensino de LEM.
• Currículo e Avaliação em LEM.
• Leitura em LEM (estratégias e estudo de gêneros).
• Seminário de estágio (impressões acerca do período de observação,
levantamento de todos os grupos).
Para adentrar no aporte teórico tivemos início com a exibição de três vídeo de teor reflexivo:
Iniciamos com um vídeo do Pateta intitulado:
Vídeo 01: "Professor também é gente"
O vídeo retrata o cotidiano de uma
turminha agitada e o perfil do professor que prever alguns comportamentos dos
alunos mais agitados, tenta ter o perfil padrão, mas ainda atrapalhado não tem o controle da turma.
Qual a postura ideal que um professor
deve assumir em sala de aula?
O professor precisa realmente prever situações para evitar possíveis constrangimentos e até mesmo acidentes em sala de aula
Um vídeo muito engraçado, porém despertador para a seguinte reflexão:
Será que eu estou dando exemplo como educador
Diante da situação de ensino do nosso país, de problemas comportamentais dentro e fora da aula cabe a esse profissional ser exemplo.
A sala de aula para alunos aprenderem, não precisa estar em silêncio, parada e sim pode aprender com alunos em movimentos, fazendo pergunta e tudo mais desde que aja respeitos entre aluno e professor e domínio da turma!
A reflexão que o vídeo quer despertar é de um professor que é inteligente, competente e apto para prever intercorrências tanto na em sala de aula quanto fora da sala, isso mostra o compromisso social do educador. No entanto, em diversos momentos, parece que os alunos é quem ditam as regras.
A monotonia da aula deixa os alunos dispersos e a linguagem utilizada pelo professor Pateta não estava adequada com o nível dos alunos. Quando ele menos espera é atropelado pela sirene escola e os alunos correm para o intervalo.
Ter consciência da
nossa posição na escola, a capacidade do nosso alcance e tudo que envolve a
escola e a vida dos estudantes ajuda a criar um horizonte para nossa atuação,
nos ajuda a entender que nem tudo depende só do nosso trabalho é claro, trata-se de uma equipe pedagógica.
Vídeo 02: "O substituto"
Sinopse: Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor de ensino médio, que apesar de ter o dom nato para se comunicar com os jovens, só dá aulas como substituto, para não criar vínculos com ninguém. Mas, quando ele é chamado para lecionar em uma escola pública, se encontra em meio à professores desmotivados e adolescentes violentos e desencantados com a vida, que só querem encontrar um apoio para substituir seus pais negligentes ou ausentes.
Sofrendo uma crise familiar, Henry verá três mulheres entrando em sua vida e vai começar a perceber como ele pode fazer a diferença, mesmo que isso venha com um alto custo.
O filme realmente nos faz refletir sobre a vida social do professor dentro e fora do ambiente escolar. É uma obra que deve ser assistida e divulgada para o máximo de pessoas. Talvez assim a classe docente consiga mais apoio da sociedade e posso exercer seu trabalho com dignidade e reconhecimento público.
Ser professor em qualquer parte do mundo transcende a sala de aula.
A cena que nossa orientadora, destacou para nós mostra um professor que faleceu, e por isso a escola contratou um professor substituto.
Antes de começar suas aulas, o professor substituto ouviu uma fita com o áudio do falecido professor, que mostrava sua visão sobre o ambiente escolar.
Em sua visão, este cenário era de caos total e ocasionado pela falta de acompanhamento dos pais e na falta de interesse dos coordenadores e professores.
Dando a largada em ao aporte teórico:
Vídeo 03: "Palestra do Professor Dr. Mario Sergio Cortella"
"uma virtude
a primeira grande virtude de um professor
para uma universidade
é que ele tenha
o que eu estou chamando "insatisfação positiva"
ou seja
que ele ou ela
não se contente
e saber apenas o que já sabe
e ensinar apenas no modo
como já ensina
em formar
na maneira como forma"
Mario Cortella
- Qual é a postura ideal do professor?
- Ser um bom professor!
"em cada escola, você e eu
professor e professora
temos de saber
fazer uma separação
do que veio do passado
o que é que é tradição
e que nós vamos levar adiante
e o que é que é arcaico
que nós vamos deixar no passado."
As reflexões realizadas ao longo dessas palestras são temáticas fundamentais para adentrar às propostas da nossa disciplina do Estagio I em Observação.
Cortella enfatiza à respeito da postura do professor e sobretudo dos valores que este profissional precisa ter para adquirir o sucesso em sua carreira, como simplicidade e humildade acima de tudo.
"Velho é aquele que acha que já conhece de tudo e assim, acha que não tem mais nada a aprender."
O professor tem que se reinventar constantemente, para não ficar ultrapassado. Aprendemos que o professor deve estar sempre se atualizando. resignificando e buscando acompanhar a fluidez da modernidade, a professora Gina indicou a leitura de Zigmund Bauman e seu livro Modernidade líquida, para melhor pontuarmos os aspectos dessa geração veloz.
Toliceé fazer as coisas sempre do mesmo modoe aguardar resultados diferentes.Nós precisamos afastarcomo professores e professorasdo nosso dia-a-diaa possibilidade de sermos velhostolosnós precisamos ser sábios-idosospor issopra que você e eusejamos um idoso-sábio e não um velho-toloé preciso que a gente tenha uma virtude
Cortella apud Einstein





Querida Arilma, muito interessante suas reflexões, simplesmente amei!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho amigo! O seu está maravilhoso... Inspirar!
ResponderExcluirSeu blogger tem muito que me ensinar, portanto DON´T STOP.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir