Iniciando em 13 de fevereiro de 2017
A primeira é:Não perca nenhum dia de aula teórica, pior ainda se for o primeiro dia!
A primeira aula do Estágio Supervisionado II - Regência foi minuciosa e repleta de pontos cruciais da disciplina:
- A apresentação da ementa/cronograma da disciplina;
- Lista completa com dados para a apólice de seguro;
- Providenciar TCE (Termo de compromisso de estágio);
- Carta de apresentação para instituição cedente; e outros documentos, com carimbo e assinatura da Coordenadora Letras.
Relembrando a organização do cronograma, temos atividades a serem cumpridas por etapas:
Estágio - Etapa I : Conhecimento da realidade escolar: ambientação (biblioteca, laboratório, salas...)Estágio - Etapa II Coordenação: leitura crítica dos documentos (PPP – Plano Político Pedagógico, Plano de Unidade, Plano de Curso, Plano de Aula, Projetos Institucionais -Inter, trans, multi...)Estágio – Etapa III: Sala de Aula: Definição de sala, turma, série, junto à coordenação/ Observação da aula propriamente dita. (Estágio de Investigação)Estágio – Etapa IV Entrevista: professor regente/ alunado (impressões acerca das aulas) e demais pessoas da comunidade escolar.
Estávamos todos ansiosos para receber as primeiras orientações para o Estágio Supervisionado II - Regência.Primeira aula após o recesso de férias foi bombástica. Muita coisa estava por vir, não podia passar nada sem anotar!!!Are we going to restart
the supervised internship?
Para adentrar no aporte teórico tivemos início com a exibição de alguns vídeos que despertaram a reflexão acerca do propósito de ir a escola.
Charlie Brown:
Tirar boas notas escola doutrinada e sem sentido:
Afinal, qual o propósito de ir á escola?Será que é mesmo tirar boas notas? Ou preparar o sujeito para a vida? Qual a função social da educação?
Diversos questionamentos abriram nossas primeiras orientações acerca do Estágio II, interpelando e nos fazendo sair do lugar de conforto, impulsionando o pensar de forma crítica acerca de uma escola que impõe e rotula uma doutrina de notas como essencial a educação. Essa medida é excludente e até mesmo preconceituosa, uma vez que classifica o melhor do pior de forma arbitrária e não libertadora.
Em seguida a professora orientadora de estágio nos apresentou os diversos conceitos para o CURRÍCULO ESCOLAR, refere-se não apenas a conteúdos de um assunto ou área de conhecimento, mas sim ao programa total de uma escola.
A Fábula é um gênero textual que tem por característica trazer um ensinamento através da moral da história.
A escola é um ambiente da comunidade, portanto de todos.
E inserido nessa comunidade está a figura do professor, peça fundamental no
processo de ensino/aprendizagem, e a relação entre professor e aluno é
fundamental no processo pedagógico. Também destes, com as demais camadas
hierárquicas da educação. Mas as palavrinhas mágicas onde estou tentando chegar
são bem simples de serem entendidas:
ADEQUAÇÃO e HARMONIA.
Essa é a moral da história:
É preciso adequar as práticas educacionais com o intuito de desenvolver cada habilidade existente ou não de forma harmônica, respeitando as limitações de cada um.
Na coletânea de textos selecionados pela professora Gina o que se entende em termos de pedagogia diferenciada é que o currículo não pode
permanecer insensível ao diferente capital cultural de procedência familiar e
social que os alunos carregam no seu dia-a-dia para a escola.
Existe uma
relação entre sucesso escolar e situações sociais privilegiadas, assim como,
entre fracasso escolar e situações sociais desfavorecidas, e a escola por sua
vez, reproduzindo a sociedade, acaba confirmando e reforçando a cultura das
classes privilegiadas. É certo que a incidência de culturas distintas traz
consigo muitas vezes conflitos, discriminação, dominação e exclusão.
Um outro vídeo enriquecedor que abrilhantou o nosso primeiro encontro foi com o Professor Clóvis explanando acerca da felicidade.
O professor Clóvis fala sobre felicidade e a necessidade de viver e ser feliz no momento presente.
A mudança e a chance de fazer o melhor da vida é aqui e agora. Não é quando acabar é já!
A felicidade é um pequeno segundo da vida, um pequeno instante.
Felicidade na Escola:
Como cultivar?
1. A ordem é desacelerar: Há uma correlação direta entre os níveis de satisfação física e psicológica e o ritmo em que as pessoas vivem suas respectivas vidas. Respeitar o ritmo,mas sem perder o passo!
2. Vá lá para fora: Estar do lado de fora da sala durante a aula, mesmo que por apenas alguns minutos, pode aumentar o estado de bem-estar dos alunos. Atividades extraclasse e excursões também são válida!3. Sorria mais: Mesmo que você não seja uma pessoa sorridente , tente sorrir com mais frequência. “Caso encontre dificuldades em produzir um sorriso mais genuíno, tente, ao menos, fingir um sorriso mais autêntico” O sorriso estreita os laços!
4. Aperta o play: O efeito da música pode ter o poder de fazer as pessoas (incluindo os alunos) de se sentirem mais felizes. Isso porque, o efeito do relaxamento produzido pela audição de uma canção, por exemplo, pode estimular o melhor funcionamento da pressão arterial, diminuindo assim a ansiedade e tendo repercussões até no sistema imunológico dos indivíduos. A terapia musical pode ser uma ótima saída!
5. Tá na hora de meditar: De acordo com Aguilar, já há uma “abundância de evidências” sobre como a meditação pode estimular sentimentos de calma e bem-estar entre os praticantes. As escolas podem buscar incorporar a meditação dentro do ambiente educacional. “A ideia é propor que tal prática possa ser incorporada na rotina de professores e estudantes. Tudo isso para estimular ainda mais a criação de um ambiente mais tranquilo propício à aprendizagem e ao bem-estar na rotina diária dos praticantes.”
As colocações do professor Clóvis nos faz pensar para além de nossas obrigações com a profissão e sim com a vida. Precisamos nos reinventar, não buscar a felicidade e sim vive-la no instante em que acontece.
Analisamos desde o Estágio I que o desafio maior esta com o professor, este por sua vez, tem que se reinventar diariamente.
Aprendemos que o caminho vai se construindo a cada passada. Re-construir a todo instante é preciso! A ordem é Realce. Apertamos play com a canção de alerta do Gilberto Gil, que além de nos surpreender durante a aula, nos proporcionou relaxamento e diminuiu a ansiedade do primeiro encontro.
“ O afeto
é fogo
e o modo do fogo
É quente
e de repente
a gente
queimará.”
Gilberto Gil
Boaventura Santos nos diz que não há mais lugar para revolução, mas sim, mudanças podem ocorrer em pequenos grupos!
Let's make a difference?


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