sábado, 24 de junho de 2017

Que tal montarmos um projeto então!

Pondo a mão na massa, 06 de março de 2017 

Esta aula foi desfiadora.
Tivemos que montar o esboço do nosso projeto, nada mais justo depois de tantas orientações.

Resultado de imagem para projetos didáticos em dupla
A proposta possibilitou a montagem do projeto em dupla. Junto com o colega Sérgio coloquei a mão na massa. Todos tinham que aplicar o projeto montado no momento da Regência, então tudo teria que dar muito certo. Iriamos apresentar a Coordenação da escola que vamos estagiar então uma ótima proposta teria que nascer.


A Pedagogia de Projetos incentiva o aluno a explorar e a investigar seus interesses. Com isso, o educador tem a responsabilidade de encontrar maneiras de tornar a atividade útil no desenvolvimento de suas competências. Daí nosso desafio. 

Como fazer já sabíamos, agora qual o tema? E o que pretendemos atingir?

A organização fornecida por esse modelo didático tem como principais objetivos construir um ambiente cooperativo, em que decisões coletivas e compromissos assumidos garantam o exercício da experiência democrática e a construir um espaço significativo de aprendizagem, em que as interações resignifiquem os atos de ensinar e aprender.

Ela permite ao aluno tomar decisões, e não somente depender das escolhas dos adultos, ajudando-o a se comprometer com o trabalho, a projetar-se no tempo, a planejar suas ações e tornar-se sujeito do seu próprio aprendizado.
Então tudo começa com a organização! 
Montamos um pré-projeto tentando seguir a estrutura piloto que aprendemos nas aulas teóricas e a nossa orientadora nos disse que estavamos no caminho certo.
Pautamos na importância do aprendizado de LEM - Língua Estrangeira Moderna em especial a Língua Inglesa. O reconhecimento e o desenvolvimento das habilidades na temática do Consumismo e do materialismo na sociedade.
Utilizamos diversos recursos audiovisuais: filmes, músicas, slides, vídeos. Trabalhamos com poemas, com textos publicitários, slogan...  com a estrutura gramatical da língua Inglesa para que os alunos possam ter uma visão ampla e possível da aquisição da língua e sua implantação no cotidiano. 
Por um momento ficamos com receio de sufocá-los com tanta informação. Mas o novo fez com que cada item fosse surgindo de forma gradual e natural ao desenrolar das aulas e a turma ficava na expectativa do próximo encontro e isso foi bem legal!!!
Alunos do CPM, Eu, Sérgio e a Prof Maria Rita em uma das aulas do projeto.

1.    TEMA DO PROJETO

Let's consume the English language.
Vamos “consumir” a Língua Inglesa.

2.    SUJEITOS ENVOLVIDOS

Estabelecimento:
Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Alunos 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D  
Faixa etária: 14 a 16 anos
Professor(a) Regente: Maria  Rita
Estagiários: Alessandro Sérgio Sampaio Cavalcante e Arilma de Jesus Silva Pinto, alunos do 7º semestre da Unijorge



3.    QUESTÕES ORIENTADORAS

Esse projeto pretende acompanhar os alunos na aprendizagem da Língua Inglesa como uma língua estrangeira que já faz parte da sua vida de alguma forma: em palavras como mouse, shopping, e-mail, show, game; em seriados de TV; filmes; jogos, site recursos tecnológicos entre outros.
Os assuntos abordados nesse projeto, parte da premissa de que o aluno já traz muitos saberes e experiências para a sala de aula, então criamos oportunidades de desenvolver esse conhecimento prévio sobre a Língua Inglesa ao mesmo tempo em que transitaremos na temática do Consumismo na adolescência, buscando não só, desenvolver a capacidade de ler, escrever, ouvir e falar inglês como também, propiciar a reflexão crítica e consciente das causas e consequências do Consumismo exacerbado na sociedade.
O tema proposto por nós: “Let's consume the English language?” busca direcionar a turma a conscientização de outro tipo de consumo: o de aprender, assimilar e consumir a Língua Inglesa e seus impactos marcantes na globalização mundial e na contemporaneidade, Utilizar gêneros textuais como: propagandas, anúncios, cartazes publicitários em imagens, vídeos, por serem textos que contemplam a linguagem persuasiva, presente nos gêneros publicitários é a melhor estratégia de favorecer o ensino contextualizado, uma vez que põe a língua em uso. e em contato com o dia a dia dos alunos.
Nesse sentido, Bakhtin (1997) defende:

que a língua só é utilizada dentro de um determinado contexto, capaz de contribuir para as significações das falas, ao passo que a linguagem faz uso no ato da interação. Para o autor, a língua e um processo de interação e só pode ser utilizada através dos enunciados, sejam orais ou escritos denominando os mais variados gêneros textuais.

Partindo das fundamentações teóricas de Bakhtin e da oportunidade ímpar de lançar um olhar observador acerca da realidade escolar é que permeiam as páginas desse trabalho, cujo caminho é de extrema relevância para nossa formação como futuros professores de Língua Inglesa.
Paulo Freire (1996, p.43-44) defende que “...é, pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Cabe então ao profissional de educação se reinventar, renovar e fazer novas descobertas sempre. Por isso, a importância não só, desse projeto pedagógico ser realizado, mas sim de outros que venham proporcionar a reflexão de temas sociais e a assimilação da Língua Inglesa como um saber essencial, construtivo e sociocultural.
 O ensino da língua estrangeira não é menos importante que outros componentes curriculares, ele pode representar um campo fértil, fomentando a atuação crítica e democrática. Afinal, é a área que com exclusividade, permite ao aluno, principalmente o de escolas públicas a ter o contato com outras culturas, e ter acesso ao conhecimento universal.

 JUSTIFICATIVA

Em meio a tantas formas de comunicação no mundo moderno, em que o acesso à informação e o intercâmbio de experiências e de bens culturais tornam-se cada vez mais importantes para a formação do cidadão, a sala de aula, para muitos jovens não pode ser vista como a única fonte de informação e conhecimento.
Nesse contexto, o ensino de Língua Inglesa requer um maior dinamismo e maior variedade na utilização de instrumentos de aprendizagem, garantindo uma interação mais eficiente, mais reflexiva e mais enriquecedora entre as pessoas. Torna-se necessário, portanto, ir além do tradicional. Professores e alunos desejam novos espaços na escola, mais diversificados e dinâmicos em relação ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver práticas de projetos educacionais é uma ótima iniciativa, uma vez que propicia a ampliação das atividades reais.
O projeto “Let's consume the English language? Fomenta atribuir aos alunos do 9º ano D a oportunidade de desenvolver atividades complexas, reflexão e resolução de problemas frequentes da sociedade, com ênfase para um consumo consciente, analise de textos publicitários, características indutivas das linguagens persuasivas estendendo-se para contextualização dos aspectos linguísticos. Acreditamos que esse projeto estimulará os alunos, positivamente nos estudos uma vez que inova e amplia as áreas do saber.

4.    OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos do 9º ano uma condição inovadora de trabalhar, não só as abordagens gramaticais de rotina, mas também de agregar ao conhecimento prévio reflexões a cerca das causas e consequências do consumismo desenfreado da sociedade, bem como as características persuasivas dos textos publicitários. Sobretudo, possibilitando assim, seu aprendizado e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

5.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Investigar o senso crítico para a formação de sujeito capaz de se posicionar de forma crítica acerca do Consumismo.
·         Identificar palavras e/ou expressões da língua inglesa que trafegam no dia a dia através de campanhas publicitárias: black friday, buy, sale, 10% off, marketing, promotion entre outras.
·         Conversar sobre o processo de aprender inglês usando estratégias sociais para melhorar o aprendizado desse idioma, partindo do cotidiano publicitário;
·         Discutir orientações sobre como se tornar um eterno aprendiz em língua estrangeira moderna, sua importância para o desenvolvimento sociocultural.
·         Reconhecer e usar em situações contextualizadas os aspectos linguísticos, com ênfase para as Part of speech.
·         Produzir um varal de camisetas básicas que tenham palavras e expressões em inglês, ressaltando a infiltração do idioma no contexto comum do aluno.
·         Identificar se há estimulo para o reconhecimento e mapeamento de diferentes gêneros textuais publicitários para que os alunos possam entrar em contato com linguagens formais e informais;
·         Traçar perfis de oralidade notando se os alunos, se as atividades e discussões que requeiram uma reflexão e uma visão crítica da realidade da prática do ensino tradicional e dessa nova roupagem de aprendizagem de LEM.


6.    ETAPAS/ATIVIDADES/OPERACIONALIZAÇÃO/CRONOGRAMA

PLANO DE AULA (01)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 10/04/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA:  Let's buy ? Differences between consumption and consumerism in adolescents' lives (Vamos comprar? Diferenças entre o consumo e o consumismo na vida dos adolescentes.

Objetivos específicos:

  • Fornecer instrumentos para aperfeiçoar as habilidades de produção escrita e compreensão oral da temática;
  • Desenvolver o senso crítico para a formação de sujeito capaz de se posicionar de forma crítica e atuante;
  • Aplicar estratégias de comunicação através da língua inglesa na utilização de palavras e significados.
 Conteúdo:

· Noções de cidadania, consciência coletiva em promover uma sociedade anticonsumista.
·         Elementos sociais, políticos e culturais importantes para o convívio entre os cidadãos
·         Palavras e expressões em inglês que contribuem para o entendimento da pauta.
·         Aspectos do processo de Input/ Output.

Sequência didática:

  • Apresentação da temática “consumo e o consumismo na vida dos adolescentes” e socialização com base no conhecimento de cada aluno.
  • Exibiremos dois vídeos para dar início à discussão sobre a temática no qual os alunos com histórias e situações reais que abrangem os assuntos: consumo X consumismo.
  • Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e das discussões em sala.
  • Solicitaremos aos alunos que tragam objetos ou imagens de produtos que eles costumam consumir com uma certa frequência.
 Recursos:

 https://www.youtube.com/watch?v=5XqfNmML_V4 (vídeo Homem consumista), quadro, piloto, https://www.youtube.com/watch?v=yXaqZ6GBnhw (vídeo Consumismo e materialismo destroem a sociedade).

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.
















PLANO DE AULA (02)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 17/04/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA:   What I like to buy?  and why ? (O que gosto de comprar? e por quê? )

Objetivos específicos:

  • Expressar-se em língua inglesa, utilizando a linguagem oral e fazendo uso dos elementos articuladores do discurso
  • Articular a produção escrita com a linguagem oral entendendo a construção por meios dos indicadores gramaticais
  • Identificar aspectos interculturais nas diversas modalidades textuais como forma de aprimorar o aprendizado da língua inglesa.

Conteúdo:

  • Elaboração das perguntas e resposta com o verbo to buy (comprar).
  • Posicionamento dos adjective (adjetivos) na construção de orações utilizadas nas respostas.
  • Intertextualidade através de textos e diálogos produzidos em sala. 

Sequência didática:

  • Cada aluno, com o auxílio do dicionário, irá responder as perguntas: what I like to buy?  and why ?, com base nos objetos de consumo apresentados, observando a posição correta dos verbos e adjetivos na Língua Inglesa.
  • Será realizado um diálogo em dupla, no qual o colega perguntará ao outro as respostas produzidas anteriormente.   
  • Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.
  • Solicitaremos aos alunos que tragam alimentos ou imagens de produtos que eles costumam consumir no café da manhã.

Recursos: objetos pessoais, piloto, quadro, apagador, lápis, caneta, hidrocor, pincel, tinta, cartolina.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala através da criatividade, interação e produção vocabular.
































PLANO DE AULA (03)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 24/04/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: What products do I consume for breakfast? (Quais os produtos que consumo no café da manhã?)
  
 Objetivos específicos:

  • Fazer inferências textuais em inglês na identificação dos produtos e suas qualidades nutricionais para o consumo consciente.
  • Ressignificar criticamente os modos de produção oral e textual em inglês que a mídia utiliza para convencer e seduzir o consumidor.
  • Compreender as construções lexicais através do idioma inglês inseridas nos comerciais e propagandas para atrair o público específico.  

  Conteúdo:

  • Verificação dos verbos no presente na linguagem verbal e não verbal exibidas nas publicidades.
  • Utilização dos noums (substantivos) na elaboração das frases e orações que contenha também adjective (adjetivo)
  • Identificação de alguns (pronouns) pronomes de tratamento como forma de aproximar-se do ouvinte/ telespectador. 
 Sequência didática

  • Apresentaremos um vídeo sobre a Black Friday. A proposta é, além de mostrar como ocorre o consumismo, ratificar a importância e a influência da Língua Inglesa, presente em nosso cotidiano.
  • Promoveremos a dinâmica em que os alunos colocarão em uma mesa os alimentos ou imagens trazidas por eles. A atividade consiste em, após a exposição dos alimentos, cada aluno irá dizer, em inglês, quais os ingredientes que compõe o seu breakfast.
  • Os discentes serão orientados a utilizar verbos no presente acompanhados dos substantivos.
  • Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.

Recursos: 
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WqCyWhdpzGo (Compras no Black Friday), alimentos, fotos, imagens, piloto, quadro, giz, apagador.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.

 PLANO DE AULA (04)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 04/05/2017 Reposição do feriado quinta-feira  Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: Text advertising (Textos Publicitários)
   
Objetivos específicos:

  • Reconhecer no processo de composição dos textos publicitários os recursos linguisticos e gramaticais utilizados. 
  • Identificar e compreender discursos subliminares nos anúncios e propagandas veiculados nas mídias.
  • Produzir textos publicitários (anúncio, folder, slogan) de forma oral ou escrita, especificando suas funções sociais relacionadas ao consumo / consumismo.

  Conteúdo:

  • Confecção de frases e orações de caráter persuasivo com a utilização de verbos no imperativo.
  • Produção de anúncios publicitários que façam a interligação entre imagem e texto na emissão da mensagem.
  • Praticar as quatro habilidades do inglês reading (ler), writing (escrever), listening  (ouvir) e speaking  (falar) durante o processo de construção e divulgação dos textos publicitários.
 Sequência didática

  • Através de slides será apresentada a estrutura dos textos publicitários (anúncio, folder, slogan).
  • Com uso do aparelho celular ou do livro didático, alunos divididos em trio realizarão uma pesquisa de um dos gêneros textuais exibidos nos slides para elaborar um slogan de sua preferência e com uso do dicionário farão a tradução em inglês.         
  • Após o exercício, haverá uma apresentação oral em inglês e português do trio. 
  • Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.

Recursos: Slides, fotos, imagens, piloto, quadro, giz, apagador.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.

 PLANO DE AULA (05)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 08/05/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: “Um passeio ao paraíso do consumismo” O que levam milhares de jovens aos shoppings Center?

  Objetivos específicos:

•          Debater os hábitos de consumo entre os jovens e a influência deles nas compras das famílias brasileiras;
•          Reconhecer os contextos gramaticais utilizados nas campanhas publicitárias como fonte de convencimento para o consumidor.
•           Identificar quais as marcas e produtos de origem inglesa comercializados nos shoppings que estimulam os  jovens ao consumismo;

  Conteúdo:

•           Contextualização dos números e a aplicação de preços dos produtos em inglês associado às formas gramaticais
•           Treinamento das habilidades do reading (ler),  listening  (ouvir) e speaking  (falar) nos diálogos entre a compra e venda dos produtos.
.   Sequência didática
•           Por meio de slides representamos imagens de algumas lojas de roupas, eletroeletrônicos e festfood para cada dupla ou trio de alunos imaginassem dentro de shopping Center e com o auxílio do celular eles perguntariam em inglês o preço da mercadoria desejada.
•           Durante a dinâmica serão sugeridas questões sobre o uso do dinheiro na atualidade. Tais como: quais são os meios que o jovem utiliza atualmente para fazer suas compras (cartão de crédito, débito, dinheiro - pagamento à vista -, cheques...
•           Em seguida após a atividade, os alunos farão uma análise da compra realizada (porque tal marca, tal modelo), e se perguntar se aquele produto e/ou mercadoria era realmente necessário naquele momento.
•           Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.

Recursos: retroprojetor, slides, notebook, dinheiro de brinquedo (banco imobiliário), giz, apagador, piloto.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.

 PLANO DE AULA (06)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 15/05/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: A Língua Inglesa presente em nosso dia a dia através dos meios de comunicação.

Objetivos específicos:

•           Questionar de que modo ocorre a presença constante do vocabulário da Língua Inglesa em nosso cotidiano propagado pela mídia?
•          Reconhecer a importância da Língua Inglesa no processo de ensino-aprendizagem para uma vivencia social, cultural e política em nossa sociedade.
•          Compreender os significados trazidos nas embalagens e que funcionam não são apenas como um simples marca, mas como forma de traduzir algo implícito naquele determinado produto.

  Conteúdo:

•           Vocabulário de novas palavras inseridas no contexto gramatical dos substantivos, verbos e adjetivos
•           Treinamento das habilidades do reading (ler), listening  (ouvir) e speaking  (falar) durante a pesquisa. Gênero textual: Cartaz

Sequência didática

•           Mostraremos um vídeo que retrata como muitas expressões em inglês já fazem parte do nosso convívio diário nos  bancos, na internet, no parque, no restaurante, cinema, teatro, lanchonete, etc.
•           Em seguida, apresentaremos aos alunos embalagens de diversos produtos como do creme dental, sabonetes, shampoo, arroz Blue Ville, de Halls, do papel higiênico, do pirulito, batata fritas entre outros. Nesta primeira parte, dois alunos, por vez, vão verificar nas embalagens e encontrar as palavras da Língua Inglesa. Depois de encontradas, com o uso do celular ou dicionário, cada dupla pesquisará o seus significados. Por exemplo, na embalagem do creme dental Close Up triple encontraremos as expressões (fotografia tirada três vezes mais perto), vamos ver a reação da turma com cada nova descoberta.
•           Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.

Recursos: retroprojetor, slides, notebook, dinheiro de brinquedo (banco imobiliário), giz, apagador, piloto.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.

 PLANO DE AULA (07)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 22/05/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: O Vício do consumo, até quando o prazer das compras pode se tornar um problema psicológico?
  
 Objetivos específicos:

  • Conscientizar os alunos sobre possíveis exageros que ocorrem entre os jovens durante o consumo.
  • Elencar os positivos e negativos apresentados durante a exibição do filme Os delírios de consumo de Becky Bloom.
  • Identificar quais as marcas e produtos de origem inglesa comercializados nos shoppings que estimulam os jovens para o consumo.

  Conteúdo:

  • Os delírios de consumo de Becky Bloom ( filme ).
  • Análise e discussão dos assuntos trazidos pela história do filme o consumismo compulsivo relacionar com  a crise econômica atual.

Sequência didática

  • Faremos uma previa para mostrar que o consumo exagerado pode se tornar uma patologia com alguns riscos para a saúde, e em seguida assistiremos o filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.     
  •   Solicitaremos dos alunos o que mais lhes chamou a atenção em relação as expressões, palavras, marcas, produtos que apareceram no decorrer da história.
  • Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.

Recursos:  data show, retroprojetor, internet, quadro, giz, apagador, caderno, lápis e caneta.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.


PLANO DE AULA (08)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 29/05/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: Letras musicais que criticam o consumismo


Objetivos específicos:

•           Perceber as influências de diferentes culturais entre o inglês e português contidas na trilha sonora consumo da banda musical Plebe Rube.
•           Estabelecer relações dos produtos de origem inglesa contidos na letra da na música.
 

Conteúdo:

•           Relação dos verbos no imperativo no refrão da canção.
•           Pratica das habilidades de writing (escrever), listening (ouvir) no decorrer na música.

Sequência didática:

•           Inicialmente, os alunos com ajuda do celular, vão pesquisar a cultura do povo escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar se outras manifestações estão presentes como a religiosidade, as vestimentas, a culinária, etc
•           Terminada a pesquisa, em trio eles vão procurar as semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.
•           Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em sala.
•           Para próxima aula solicitaremos

Recursos: data show, dvd, notebook, piloto, quadro, apagador, lápis, caneta, hidrocor, pincel, tinta.

Avaliação: Avaliar a participação dos alunos em sala através da criatividade, interação e produção vocabular.

 PLANO DE AULA (09)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 05/06/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  


TEMA: Avaliação Diagnóstica


Objetivos específicos:

·         Avaliar através da prova escrita as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.

  Conteúdo:

·         Interpretação textual: Consumo Consciente;
·         A Importância da Língua Inglesa;
·         Part of speech.

Recursos:

·         Papel ofício, caneta, lápis e borracha.

 PLANO DE AULA (10)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 12/06/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

TEMA: Devolutiva da avaliação diagnóstica.

Objetivos específicos:

•           Avaliar a aplicação dos métodos desenvolvidos em sala após a avaliação diagnóstica aplicada;
•           Promover a interação com os alunos através dos pontos positivos que utilizamos para a importância da língua inglesa no cotidiano na temática transversal com o assunto Consumismo;
•                      Discutir as inferências que os alunos trouxeram durante as atividades aplicadas.

  Conteúdo:

•           Devolutiva da avaliação diagnóstica.

Sequência didática:

•          . Arrumação da sala em semi-círculo para corrigirmos as questões da avaliação diagnóstica e logo após discutirmos os pontos positivos e negativos que utilizamos no decorrer do projeto•
           Opinião dos alunos para elaborarmos uma auto avaliação processual, juntamente com o  nosso parecer de estágio
Recursos: piloto, quadro branco, apagador, caneta e borracha.

Avaliação: Caráter pessoal e intransferível

PLANO DE AULA (11)

Estabelecimento: Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II    Turma: D
Professor Regente: Maria  Rita             Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro Sérgio
Data: 19/06/2017                                    Período: 10h:35min às 12h:05min  

Tema: Culminância

Objetivos específicos:

·         Produzir um varal de camisas com expressões e frases em inglês;
·         Expor os trabalhos produzidos ao longo do projeto.
·         Refletir sobre os hábitos de consumo na escola e fora dela a partir de projetos articulados com os conteúdos curriculares de sua série.
·         Organizar um café da manhã para promover a interação;


Sequência didática:

Produção do varal: cada aluno deverá trazer uma camisa para estender no varal da língua Inglesa e posteriormente, utilizando o dicionário e outras ferramentas de tradução o mesmo deverá traduzir o enunciado que está na camisa do colega;
Exposição de todo material construído ao longo do projeto, cartazes, listas de vocabulários, anúncios, slides, poemas e músicas.
Reflexão acerca sobre o consumo consciente e dos danos que  o materialismo pode causar a sociedade.
Confraternização com um delicioso café da manhã.




7.    AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO

O processo avaliativo ocorrerá de forma constante e contínua ao longo da realização do projeto.

Serão estabelecidos critérios de desempenho conforme prevê o regulamento do Colégio da Polícia Militar:


Prova por área---------------------------------- 2,0
Atividades. Complementares---------------- 3,0
Qualitativo-----------------------------------------1,0
Avaliação Conclusiva-------------------------- 4,0
Total-----------------------------------------------10,0























Nenhum comentário:

Postar um comentário