Pondo a mão na massa, 06 de março de 2017
Esta aula foi desfiadora.
Tivemos que montar o esboço do nosso projeto, nada mais justo depois de tantas orientações.
A proposta possibilitou a montagem do projeto em dupla. Junto com o colega Sérgio coloquei a mão na massa. Todos tinham que aplicar o projeto montado no momento da Regência, então tudo teria que dar muito certo. Iriamos apresentar a Coordenação da escola que vamos estagiar então uma ótima proposta teria que nascer.
A
Pedagogia de Projetos incentiva o aluno a explorar e a investigar seus
interesses. Com isso, o educador tem a responsabilidade de encontrar maneiras
de tornar a atividade útil no desenvolvimento de suas competências. Daí nosso desafio.
Como fazer já sabíamos, agora qual o tema? E o que pretendemos atingir?
A organização fornecida por esse modelo didático
tem como principais objetivos construir um ambiente cooperativo, em que
decisões coletivas e compromissos assumidos garantam o exercício da experiência
democrática e a construir um espaço significativo de aprendizagem, em que as
interações resignifiquem os atos de ensinar e aprender.
Ela permite ao aluno tomar decisões, e não somente
depender das escolhas dos adultos, ajudando-o a se comprometer com o trabalho,
a projetar-se no tempo, a planejar suas ações e tornar-se sujeito do seu
próprio aprendizado.
Então tudo começa com a organização!
Montamos um pré-projeto tentando seguir a estrutura piloto que aprendemos nas aulas teóricas e a nossa orientadora nos disse que estavamos no caminho certo.
Pautamos na importância do aprendizado de LEM - Língua Estrangeira Moderna em especial a Língua Inglesa. O reconhecimento e o desenvolvimento das habilidades na temática do Consumismo e do materialismo na sociedade.
Utilizamos diversos recursos audiovisuais: filmes, músicas, slides, vídeos. Trabalhamos com poemas, com textos publicitários, slogan... com a estrutura gramatical da língua Inglesa para que os alunos possam ter uma visão ampla e possível da aquisição da língua e sua implantação no cotidiano.
Por um momento ficamos com receio de sufocá-los com tanta informação. Mas o novo fez com que cada item fosse surgindo de forma gradual e natural ao desenrolar das aulas e a turma ficava na expectativa do próximo encontro e isso foi bem legal!!!
![]() |
| Alunos do CPM, Eu, Sérgio e a Prof Maria Rita em uma das aulas do projeto. |
1.
TEMA
DO PROJETO
Let's consume the English language.
Vamos “consumir” a Língua Inglesa.
2.
SUJEITOS
ENVOLVIDOS
Estabelecimento:
Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Alunos 9º ano do ensino fundamental II Turma: D
Faixa etária: 14 a 16
anos
Professor(a) Regente: Maria Rita
Estagiários: Alessandro Sérgio Sampaio Cavalcante e Arilma de Jesus Silva Pinto,
alunos do 7º semestre da Unijorge
3.
QUESTÕES
ORIENTADORAS
Esse
projeto pretende acompanhar os alunos na aprendizagem da Língua Inglesa como
uma língua estrangeira que já faz parte da sua vida de alguma forma: em
palavras como mouse, shopping, e-mail,
show, game; em seriados de TV; filmes; jogos, site recursos tecnológicos entre outros.
Os
assuntos abordados nesse projeto, parte da premissa de que o aluno já traz muitos
saberes e experiências para a sala de aula, então criamos oportunidades de
desenvolver esse conhecimento prévio sobre a Língua Inglesa ao mesmo tempo em
que transitaremos na temática do Consumismo na adolescência, buscando não só,
desenvolver a capacidade de ler, escrever, ouvir e falar inglês como também,
propiciar a reflexão crítica e consciente das causas e consequências do
Consumismo exacerbado na sociedade.
O
tema proposto por nós: “Let's consume the
English language?” busca direcionar a
turma a conscientização de outro tipo de consumo: o de aprender, assimilar e consumir
a Língua Inglesa e seus impactos marcantes na globalização mundial e na
contemporaneidade, Utilizar gêneros textuais como: propagandas, anúncios, cartazes
publicitários em imagens, vídeos, por serem textos que contemplam a linguagem
persuasiva, presente nos gêneros publicitários é a melhor estratégia de
favorecer o ensino contextualizado, uma vez que põe a língua em uso. e em
contato com o dia a dia dos alunos.
Nesse sentido, Bakhtin
(1997) defende:
que a língua só é utilizada dentro de um determinado
contexto, capaz de contribuir para as significações das falas, ao passo que a
linguagem faz uso no ato da interação. Para o autor, a língua e um processo de
interação e só pode ser utilizada através dos enunciados, sejam orais ou
escritos denominando os mais variados gêneros textuais.
Partindo
das fundamentações teóricas de Bakhtin e da oportunidade ímpar de lançar um
olhar observador acerca da realidade escolar é que permeiam as páginas desse
trabalho, cujo caminho é de extrema relevância para nossa formação como futuros
professores de Língua Inglesa.
Paulo
Freire (1996, p.43-44) defende que “...é, pensando criticamente a prática de
hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Cabe então ao profissional
de educação se reinventar, renovar e fazer novas descobertas sempre. Por isso,
a importância não só, desse projeto pedagógico ser realizado, mas sim de outros
que venham proporcionar a reflexão de temas sociais e a assimilação da Língua
Inglesa como um saber essencial, construtivo e sociocultural.
O ensino da língua estrangeira não é menos
importante que outros componentes curriculares, ele pode representar um campo
fértil, fomentando a atuação crítica e democrática. Afinal, é a área que com
exclusividade, permite ao aluno, principalmente o de escolas públicas a ter o
contato com outras culturas, e ter acesso ao conhecimento universal.
JUSTIFICATIVA
Em meio a tantas formas de
comunicação no mundo moderno, em que o acesso à informação e o intercâmbio de
experiências e de bens culturais tornam-se cada vez mais importantes para a
formação do cidadão, a sala de aula, para muitos jovens não pode ser vista como
a única fonte de informação e conhecimento.
Nesse contexto, o ensino de
Língua Inglesa requer um maior dinamismo e maior variedade na utilização de
instrumentos de aprendizagem, garantindo uma interação mais eficiente, mais
reflexiva e mais enriquecedora entre as pessoas. Torna-se necessário, portanto,
ir além do tradicional. Professores e alunos desejam novos espaços na escola,
mais diversificados e dinâmicos em relação ao desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem. Desenvolver práticas de projetos educacionais é uma ótima
iniciativa, uma vez que propicia a ampliação das atividades reais.
O projeto “Let's
consume the English language? Fomenta atribuir aos alunos do
9º ano D a oportunidade de desenvolver atividades complexas, reflexão e
resolução de problemas frequentes da sociedade, com ênfase para um consumo
consciente, analise de textos publicitários, características indutivas das
linguagens persuasivas estendendo-se para contextualização dos aspectos
linguísticos. Acreditamos que esse projeto estimulará os alunos, positivamente
nos estudos uma vez que inova e amplia as áreas do saber.
4.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar aos alunos do
9º ano uma condição inovadora de trabalhar, não só as abordagens gramaticais de
rotina, mas também de agregar ao conhecimento prévio reflexões a cerca das
causas e consequências do consumismo desenfreado da sociedade, bem como as
características persuasivas dos textos publicitários. Sobretudo, possibilitando
assim, seu aprendizado e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.
5.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Investigar o senso crítico para a formação de
sujeito capaz de se posicionar de forma crítica acerca do Consumismo.
·
Identificar palavras e/ou expressões da
língua inglesa que trafegam no dia a dia através de campanhas publicitárias: black friday, buy, sale, 10% off, marketing, promotion entre outras.
·
Conversar sobre o processo de aprender inglês
usando estratégias sociais para melhorar o aprendizado desse idioma, partindo
do cotidiano publicitário;
·
Discutir orientações sobre como se tornar um
eterno aprendiz em língua estrangeira moderna, sua importância para o
desenvolvimento sociocultural.
·
Reconhecer e usar em situações
contextualizadas os aspectos linguísticos, com ênfase para as Part of speech.
·
Produzir um varal de camisetas básicas que
tenham palavras e expressões em inglês, ressaltando a infiltração do idioma no
contexto comum do aluno.
·
Identificar se há estimulo para o
reconhecimento e mapeamento de diferentes gêneros textuais publicitários para
que os alunos possam entrar em contato com linguagens formais e informais;
·
Traçar perfis de oralidade notando se os
alunos, se as atividades e discussões que requeiram uma reflexão e uma visão
crítica da realidade da prática do ensino tradicional e dessa nova roupagem de
aprendizagem de LEM.
6.
ETAPAS/ATIVIDADES/OPERACIONALIZAÇÃO/CRONOGRAMA
PLANO DE AULA (01)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
10/04/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: Let's buy ? Differences
between consumption and consumerism in adolescents' lives (Vamos comprar? Diferenças entre o consumo e
o consumismo na vida dos adolescentes.
Objetivos específicos:
- Fornecer
instrumentos para aperfeiçoar as habilidades de produção escrita e
compreensão oral da temática;
- Desenvolver
o senso crítico para a formação de sujeito capaz de se posicionar de forma
crítica e atuante;
- Aplicar
estratégias de comunicação através da língua inglesa na utilização de
palavras e significados.
Conteúdo:
· Noções de cidadania, consciência coletiva em
promover uma sociedade anticonsumista.
·
Elementos sociais, políticos e culturais
importantes para o convívio entre os cidadãos
·
Palavras e expressões em inglês que
contribuem para o entendimento da pauta.
·
Aspectos do processo de Input/ Output.
Sequência didática:
- Apresentação
da temática “consumo e o consumismo na vida dos adolescentes” e
socialização com base no conhecimento de cada aluno.
- Exibiremos
dois vídeos para dar início à discussão sobre a temática no qual os
alunos com histórias e situações reais que abrangem os assuntos: consumo X
consumismo.
- Produção
de vocabulário com palavras extraídas da aula e das discussões em sala.
- Solicitaremos
aos alunos que tragam objetos ou imagens de produtos que eles costumam
consumir com uma certa frequência.
Recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=5XqfNmML_V4 (vídeo Homem
consumista), quadro, piloto, https://www.youtube.com/watch?v=yXaqZ6GBnhw (vídeo Consumismo
e materialismo destroem a sociedade).
Avaliação: Avaliar
a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da
proposta.


PLANO DE AULA (02)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data: 17/04/2017 Período:
10h:35min às 12h:05min
TEMA: What I like to buy? and
why ? (O que gosto de comprar? e por quê? )
Objetivos específicos:
- Expressar-se
em língua inglesa, utilizando a linguagem oral e fazendo uso dos elementos
articuladores do discurso
- Articular
a produção escrita com a linguagem oral entendendo a construção por meios
dos indicadores gramaticais
- Identificar
aspectos interculturais nas diversas modalidades textuais como forma de
aprimorar o aprendizado da língua inglesa.
Conteúdo:
- Elaboração
das perguntas e resposta com o verbo to
buy (comprar).
- Posicionamento
dos adjective (adjetivos)
na construção de orações utilizadas nas respostas.
- Intertextualidade
através de textos e diálogos produzidos em sala.
Sequência didática:
- Cada
aluno, com o auxílio do dicionário, irá responder as perguntas: what I like to buy? and why ?, com
base nos objetos de consumo apresentados, observando a posição correta dos
verbos e adjetivos na Língua Inglesa.
- Será
realizado um diálogo em dupla, no qual o colega perguntará ao outro as
respostas produzidas anteriormente.
- Produção
de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em
sala.
- Solicitaremos
aos alunos que tragam alimentos ou imagens de produtos que eles costumam
consumir no café da manhã.
Recursos: objetos
pessoais, piloto, quadro, apagador, lápis, caneta, hidrocor, pincel, tinta,
cartolina.
Avaliação: Avaliar a
participação dos alunos em sala através da criatividade, interação e produção
vocabular.
PLANO DE AULA (03)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data: 24/04/2017 Período:
10h:35min às 12h:05min
TEMA: What products do I consume for breakfast? (Quais
os produtos que consumo no café da manhã?)
Objetivos específicos:
- Fazer
inferências textuais em inglês na identificação dos produtos e suas
qualidades nutricionais para o consumo consciente.
- Ressignificar
criticamente os modos de produção oral e textual em inglês que a mídia
utiliza para convencer e seduzir o consumidor.
- Compreender
as construções lexicais através do idioma inglês inseridas nos comerciais
e propagandas para atrair o público específico.
Conteúdo:
- Verificação
dos verbos no presente na linguagem verbal e não verbal exibidas nas
publicidades.
- Utilização
dos noums (substantivos) na
elaboração das frases e orações que contenha também adjective (adjetivo)
- Identificação
de alguns (pronouns) pronomes de
tratamento como forma de aproximar-se do ouvinte/ telespectador.
Sequência didática
- Apresentaremos
um vídeo sobre a Black Friday. A proposta é, além de mostrar como ocorre o
consumismo, ratificar a importância e a influência da Língua Inglesa,
presente em nosso cotidiano.
- Promoveremos
a dinâmica em que os alunos colocarão em uma mesa os alimentos ou imagens
trazidas por eles. A atividade consiste em, após a exposição dos
alimentos, cada aluno irá dizer, em inglês, quais os ingredientes que
compõe o seu breakfast.
- Os
discentes serão orientados a utilizar verbos no presente acompanhados dos
substantivos.
- Produção
de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em
sala.
Recursos:
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WqCyWhdpzGo (Compras
no Black Friday), alimentos, fotos, imagens, piloto, quadro, giz, apagador.
Avaliação: Avaliar a
participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.
PLANO DE AULA (04)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data: 04/05/2017
Reposição do feriado quinta-feira Período:
10h:35min às 12h:05min
TEMA: Text
advertising (Textos Publicitários)
Objetivos específicos:
- Reconhecer
no processo de composição dos textos publicitários os recursos
linguisticos e gramaticais utilizados.
- Identificar
e compreender discursos subliminares nos anúncios e propagandas veiculados
nas mídias.
- Produzir
textos publicitários (anúncio, folder, slogan) de forma oral ou escrita,
especificando suas funções sociais relacionadas ao consumo / consumismo.
Conteúdo:
- Confecção
de frases e orações de caráter persuasivo com a utilização de verbos no
imperativo.
- Produção
de anúncios publicitários que façam a interligação entre imagem e texto na
emissão da mensagem.
- Praticar
as quatro habilidades do inglês reading (ler),
writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar) durante
o processo de construção e divulgação dos textos publicitários.
Sequência didática
- Através
de slides será apresentada a estrutura dos textos
publicitários (anúncio, folder, slogan).
- Com
uso do aparelho celular ou do livro didático, alunos divididos em trio
realizarão uma pesquisa de um dos gêneros textuais exibidos nos slides
para elaborar um slogan de sua preferência e com uso do dicionário farão a
tradução em inglês.
- Após
o exercício, haverá uma apresentação oral em inglês e português do
trio.
- Produção
de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em
sala.
Recursos: Slides, fotos,
imagens, piloto, quadro, giz, apagador.
Avaliação: Avaliar a
participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.
PLANO DE AULA (05)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
08/05/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: “Um
passeio ao paraíso do consumismo” O que levam milhares de jovens aos shoppings
Center?
Objetivos
específicos:
• Debater
os hábitos de consumo entre os jovens e a influência deles nas compras das famílias
brasileiras;
• Reconhecer
os contextos gramaticais utilizados nas campanhas publicitárias como fonte de
convencimento para o consumidor.
•
Identificar quais as marcas e produtos de origem inglesa comercializados nos
shoppings que estimulam os jovens ao consumismo;
Conteúdo:
•
Contextualização dos números e a aplicação de preços dos produtos em inglês
associado às formas gramaticais
•
Treinamento das habilidades do reading
(ler), listening (ouvir)
e speaking (falar) nos diálogos
entre a compra e venda dos produtos.
. Sequência didática
•
Por meio de slides representamos imagens de algumas lojas de roupas,
eletroeletrônicos e festfood para
cada dupla ou trio de alunos imaginassem dentro de shopping Center e com o
auxílio do celular eles perguntariam em inglês o preço da mercadoria desejada.
•
Durante a dinâmica serão sugeridas questões sobre o uso do dinheiro na
atualidade. Tais como: quais são os meios que o jovem utiliza atualmente para
fazer suas compras (cartão de crédito, débito, dinheiro - pagamento à vista -,
cheques...
•
Em seguida após a atividade, os alunos farão uma análise da compra realizada
(porque tal marca, tal modelo), e se perguntar se aquele produto e/ou
mercadoria era realmente necessário naquele momento.
•
Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática
em sala.
Recursos:
retroprojetor, slides, notebook, dinheiro de brinquedo (banco imobiliário),
giz, apagador, piloto.
Avaliação:
Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da
proposta.
PLANO DE AULA (06)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
15/05/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: A Língua
Inglesa presente em nosso dia a dia através dos meios de comunicação.
Objetivos específicos:
•
Questionar de que modo ocorre a presença constante do vocabulário da Língua
Inglesa em nosso cotidiano propagado pela mídia?
• Reconhecer
a importância da Língua Inglesa no processo de ensino-aprendizagem para uma
vivencia social, cultural e política em nossa sociedade.
• Compreender
os significados trazidos nas embalagens e que funcionam não são apenas como um
simples marca, mas como forma de traduzir algo implícito naquele determinado
produto.
Conteúdo:
•
Vocabulário de novas palavras inseridas no contexto gramatical dos
substantivos, verbos e adjetivos
•
Treinamento das habilidades do reading (ler), listening (ouvir) e speaking
(falar) durante a pesquisa. Gênero textual: Cartaz
Sequência didática
•
Mostraremos um vídeo que retrata como muitas expressões em inglês já fazem
parte do nosso convívio diário nos bancos, na internet, no parque, no
restaurante, cinema, teatro, lanchonete, etc.
•
Em seguida, apresentaremos aos alunos embalagens de diversos produtos como do
creme dental, sabonetes, shampoo, arroz Blue
Ville, de Halls, do papel higiênico, do pirulito, batata fritas entre
outros. Nesta primeira parte, dois alunos, por vez, vão verificar nas
embalagens e encontrar as palavras da Língua Inglesa. Depois de encontradas,
com o uso do celular ou dicionário, cada dupla pesquisará o seus significados.
Por exemplo, na embalagem do creme dental Close
Up triple encontraremos as expressões (fotografia tirada três vezes mais
perto), vamos ver a reação da turma com cada nova descoberta.
•
Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática
em sala.
Recursos:
retroprojetor, slides, notebook,
dinheiro de brinquedo (banco imobiliário), giz, apagador, piloto.
Avaliação:
Avaliar a participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da
proposta.
PLANO DE AULA (07)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
22/05/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: O
Vício do consumo, até quando o prazer das compras pode se tornar um problema
psicológico?
Objetivos específicos:
- Conscientizar
os alunos sobre possíveis exageros que ocorrem entre os jovens durante o
consumo.
- Elencar
os positivos e negativos apresentados durante a exibição do filme Os
delírios de consumo de Becky Bloom.
- Identificar
quais as marcas e produtos de origem inglesa comercializados nos shoppings
que estimulam os jovens para o consumo.
Conteúdo:
- Os
delírios de consumo de Becky Bloom
( filme ).
- Análise
e discussão dos assuntos trazidos pela história do filme o consumismo
compulsivo relacionar com a crise econômica atual.
Sequência didática
- Faremos
uma previa para mostrar que o consumo exagerado pode se tornar uma
patologia com alguns riscos para a saúde, e em seguida assistiremos o
filme Os Delírios de Consumo de Becky
Bloom.
-
Solicitaremos dos alunos o que mais lhes chamou a atenção em relação as
expressões, palavras, marcas, produtos que apareceram no decorrer da
história.
- Produção
de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática em
sala.
Recursos: data
show, retroprojetor, internet, quadro, giz, apagador, caderno, lápis e caneta.
Avaliação: Avaliar a
participação dos alunos em sala com opiniões, dúvidas e sugestões da proposta.
PLANO DE AULA (08)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
29/05/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: Letras
musicais que criticam o consumismo
Objetivos específicos:
•
Perceber as influências de diferentes culturais entre o inglês e português
contidas na trilha sonora consumo da banda musical Plebe Rube.
•
Estabelecer relações dos produtos de origem inglesa contidos na letra da na
música.
Conteúdo:
•
Relação dos verbos no imperativo no refrão da canção.
•
Pratica das habilidades de writing (escrever), listening (ouvir) no decorrer na
música.
Sequência didática:
•
Inicialmente, os alunos com ajuda do celular, vão pesquisar a cultura do povo
escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar se
outras manifestações estão presentes como a religiosidade, as vestimentas, a
culinária, etc
•
Terminada a pesquisa, em trio eles vão procurar as semelhanças entre a cultura
estudada e a música brasileira.
•
Produção de vocabulário com palavras extraídas da aula e da interação didática
em sala.
•
Para próxima aula solicitaremos
Recursos:
data show, dvd, notebook, piloto, quadro, apagador, lápis, caneta, hidrocor,
pincel, tinta.
Avaliação:
Avaliar a participação dos alunos em sala através da criatividade, interação e
produção vocabular.
PLANO DE AULA (09)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
05/06/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: Avaliação Diagnóstica
Objetivos específicos:
·
Avaliar através da
prova escrita as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos.
Conteúdo:
·
Interpretação textual: Consumo Consciente;
·
A Importância da Língua Inglesa;
·
Part
of speech.
Recursos:
·
Papel ofício, caneta, lápis e borracha.
PLANO DE AULA (10)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
12/06/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
TEMA: Devolutiva da avaliação diagnóstica.
Objetivos específicos:
•
Avaliar a aplicação dos métodos desenvolvidos em sala após a avaliação diagnóstica
aplicada;
•
Promover a interação com os alunos através dos pontos positivos que utilizamos
para a importância da língua inglesa no cotidiano na temática transversal com o
assunto Consumismo;
•
Discutir as inferências que os
alunos trouxeram durante as atividades aplicadas.
Conteúdo:
•
Devolutiva da avaliação diagnóstica.
Sequência didática:
• . Arrumação
da sala em semi-círculo para corrigirmos as questões da avaliação diagnóstica e
logo após discutirmos os pontos positivos e negativos que utilizamos no
decorrer do projeto•
Opinião dos alunos para elaborarmos uma auto avaliação processual, juntamente
com o nosso parecer de estágio
Recursos: piloto,
quadro branco, apagador, caneta e borracha.
Avaliação: Caráter pessoal e intransferível
PLANO DE AULA (11)
Estabelecimento: Colégio
da Polícia Militar – João Florêncio Gomes CPM – Ribeira.
Ano: 9º ano do ensino
fundamental II Turma: D
Professor Regente: Maria
Rita Estagiários: Arilma Pinto/ Alessandro
Sérgio
Data:
19/06/2017
Período: 10h:35min às 12h:05min
Tema: Culminância
Objetivos específicos:
·
Produzir um varal de camisas com expressões e
frases em inglês;
·
Expor os trabalhos produzidos ao longo do
projeto.
·
Refletir sobre os hábitos de consumo na
escola e fora dela a partir de projetos articulados com os conteúdos
curriculares de sua série.
·
Organizar um café da manhã para promover a
interação;
Sequência didática:
Produção do varal: cada
aluno deverá trazer uma camisa para estender no varal da língua Inglesa e
posteriormente, utilizando o dicionário e outras ferramentas de tradução o
mesmo deverá traduzir o enunciado que está na camisa do colega;
Exposição de todo material
construído ao longo do projeto, cartazes, listas de vocabulários, anúncios,
slides, poemas e músicas.
Reflexão acerca sobre o
consumo consciente e dos danos que o
materialismo pode causar a sociedade.
Confraternização com um
delicioso café da manhã.
7.
AVALIAÇÃO
E CRITÉRIOS DE DESEMPENHO
Serão
estabelecidos critérios de desempenho conforme prevê o regulamento do Colégio
da Polícia Militar:
Prova
por área---------------------------------- 2,0
Atividades.
Complementares---------------- 3,0
Qualitativo-----------------------------------------1,0
Avaliação
Conclusiva-------------------------- 4,0
Total-----------------------------------------------10,0





Nenhum comentário:
Postar um comentário